setembro amarelo

CVV leva palestras sobre prevenção ao suicídio às escolas

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Divulgação

Falar de temas delicados de forma simples e educativa tem sido a rotina do Centro de Valorização da Vida (CVV) junto às escolas de Santa Maria e região. O trabalho integra o CVV comunidade, desenvolvido ao longo do ano, mas que tem suas ações intensificadas durante o Setembro Amarelo.

Veja o cronograma da Unidade Móvel de Saúde para esta semana

Na esteira das discussões acerca da campanha de prevenção ao suicídio, alunos de Ensino Fundamental e Médio têm recebido palestras direcionadas. Os encontros já ocorreram em instituições público e privadas da cidade, bem como em municípios vizinhos, entre eles, Dilermando de Aguiar e Júlio de Castilhos. Os temas são adaptados conforme a faixa etária das crianças, que são distribuídas em grupos.

- As crianças ainda não se sentem à vontade para falar, talvez por vergonha ou medo de sofrer bulliyng. Nem sempre falamos abertamente de suicídio ou depressão com uma turma do quarto ano, por exemplo. Abordamos a tristeza e o isolamento de outras formas - explica a voluntária do CVV Stefani Brunkhorst.

Segundo Stefani, são perceptíveis a carência e a necessidade de psicólogos que trabalhem nas escolas públicas.

- Há vários casos de depressão e de automutilação entre os alunos. Como nosso trabalho é voluntário, oferecemos uma conversa, algumas dinâmicas, mas não voltamos na próxima semana. Então, sem um trabalho continuado, eles ficam desassistidos - acrescenta a voluntária.

Ginecologista fala dos desafios da profissão

O CVV em Santa Maria conta com 34 voluntários e 15 pessoas em estágio. A previsão é que em abril do próximo ano seja feito um novo processo seletivo.

GRUPO DE AJUDA
Outro atendimento oferecido pelo CVV é o Grupo de Apoio aos Sobreviventes de Suicídio (Gass). O trabalho, ainda novo na cidade, é voltado a pessoas que tentaram contra a própria vida, bem como extensivo a amigos e familiares. Em Santa Maria, as atividades do Gaas começaram em julho de 2018 e seguem em desenvolvimento.

O atendimento pode ser presencial, todas as segundas-feiras, das 19h às 21h, na sala de acolhimento da Rodoviária.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Psicólogos oferecem atendimento gratuito na Praça Saldanha Marinho

Veja o cronograma da Unidade Móvel de Saúde para esta semana Próximo

Veja o cronograma da Unidade Móvel de Saúde para esta semana

Saúde